Um homem precisa viajar. Por sua conta e pelo seu planejamento, não por meio de histórias,imagens, livros ou TV. Precisa viajar por sí, com seus olhos e pés, com seus recursos para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogãncia que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou como pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e, simplesmente, ir ver! AMYR KLINK

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Viagem para região de Bento Gonçalves - RS

No mês de Março fizemos um passeio na região de Bento Gonçalves/RS, onde visitamos a Rota dos Vinhedos, a Rota Caminhos de Pedra e o Vale do rio das Antas, dentre outros locais. A região é bastante bonita, preparada para o turismo e para bem receber os turistas.
Visitamos algumas vinícolas com direito a degustação (0800), como a Vinícola Aurora localizada no centro da cidade de Bento Gonçalves.
Estivemos na Rota Caminhos de Pedra onde é possível conhecer produtos da colonização italiana, casas construídas em Pedra (por isso o nome da Rota), degustação e venda de produtos coloniais, plantações de uvas, onde nós mesmos colhemos e podemos consumir no local, produção de erva mate, cafés coloniais, etc... Os proprietários dos estabelecimentos são extremamente gentis. Realmente um passeio que não pode deixar de ser feito.
Estivemos no Rio das Antas em direção a cidade de Nova Roma do Sul/RS onde é praticado o  rafiting, só que não fizemos, pois o rio estava baixo.
A estrada que leva a Nova Roma do Sul é show, pois vai costeando o vale do Rio das Antas, em meio à mata nativa, vale a pena ir de moto!!!
Sobre a Rotas dos Vinhedos também vale a pena ir, pois é possível conhecer várias vinícolas, algumas têm que pagar para entrar e degustar tem várias opções (0800), os enólogos são muito atenciosos, explicam passo a passo a degustação do vinho (principalmente da Vinícola Salvati)!!! A volta passamos por Caxias do Sul e descemos a BR-116 até Porto Alegre e depois viemos para Pelotas.















Um pequeno histórico da Vinícola Salvati:

Sempre foi um sonho do enólogo Silvério Salvati construir uma pequena vinícola familiar para elaborar vinhos diferenciados que não se consegue em grandes vinícolas e a nível industrial.
Esta idéia soou bem também aos ouvidos da família Sirena, que acreditou na idéia e apostou junto como sócia do empreendimento.
Com a idéia formada, a cantina aderiu ao projeto cultural Caminhos de Pedra, ocupando o item 047, que é vinícola de vinhos finos. 
O projeto cultural Caminhos de Pedra tem sido responsável pelo resgate e preservação da cultura da colonização italiana, da arquitetura, do dialeto vêneto, da gastronomia, dos costumes socioculturais e religiosos.
A Cantina Salvati & Sirena esta inserida neste contexto cultural, resgatando variedades de uvas quase não mais cultivadas, elaborando vinhos de extrema qualidade.

Arquitetura:

Durante nove anos fomos quebrando pedras basálticas extraídas do próprio local e delas transformando a construção. O trabalho foi árduo e demorado, porque as pedras quebravam de forma irregular. Mesmo assim, elas foram utilizadas, formando uma característica peculiar que na arquitetura e engenharia é chamada de cantaria.
Cuidadosamente estuda-se a forma da Cantina Salvati que é Octogonal para melhor aproveitamento dos espaços físicos, uma vez que o octógono é uma figura centralizadora e o canto é aberto em 135°.
Dentro da cantina preservamos pipas de madeira de diversos tipos e formas, permitindo assim que o vinho através dos poros de madeira façam uma troca com o meio ambiente, permitindo adquirir uma característica de envelhecimento especial.

Como chegar a Vinícola:













































Um comentário: