Um homem precisa viajar. Por sua conta e pelo seu planejamento, não por meio de histórias,imagens, livros ou TV. Precisa viajar por sí, com seus olhos e pés, com seus recursos para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogãncia que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou como pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e, simplesmente, ir ver! AMYR KLINK

domingo, 2 de dezembro de 2012

Viagem para Forte San Miguel e Forte Santa Tereza

Saímos cedo da cidade de PELOTAS/RS, destino CHUI/RS. Percorremos uma distancia de 260 Km com pouco de vento lateral.
Ao longo da BR – 471 tem 05 pardais/lombada eletrônica todos em funcionamento cuidado com as multas velocidades entre 50Km/h e 60Km/h
Atravessamos a Estação Ecológica do Taim onde a fauna é abundante.
A Estação Ecológica do Taim (ESEC Taim) é uma das mais principais estações ecológicas do Rio Grande do Sul e um dos principais ecossistemas do Brasil. Está localizada no sul do estado gaúcho, compreendendo parte dos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar (repartindo, mais ou menos, 30% e 70% de seu território para cada município, respectivamente). Possui uma área de 33.815 hectares, situando-se numa estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim. É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O acesso à Estação Ecológica do Taim se faz pela da BR-471, rodovia que atravessa longitudinalmente a área da estação.
A planície costeira do Rio Grande do Sul apresenta áreas de grande expressão no contexto ambiental do extremo sul do Brasil, originadas pelos avanços e recuos do mar. Os banhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e estão representados por praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas.

Fauna e Flora
Diante dessa variedade ambiental podem ser encontradas várias espécies de animais, tais como o Tachã,João-de-barro, tartarugas, tuco-tuco, capivaras, ratão-do-banhado, jacaré-de-papo-amarelo e uma abundante avifauna. A flora, igualmente diversa, apresenta: figueiras, corticeiras, quaresmas, orquídeas, bromélias, cactos, juncos e aguapés.

Quando chegamos ao Chuí fomos direto a Pousada El Paraíso localizada nas coordenadas geográficas WGS – 84 (33°44'11.12"S - 53°22'28.81"W) na Barra do Chui que fica 10 Km de distancia da cidade do Chui, pagamos R$ 35,00 por uma cabana completa capacidade para 12 pessoas, este preço é fora de temporada.
Ficamos 02 dias na região. Para visitar os Fortes os horários são sempre a tarde apartir das 12:00h. 


Um pouco da historia dos Fortes: "fonte internet"
A Fortaleza de Santa Teresa localiza-se na atual cidade de Castilhos Departamento de Rocha, no Uruguai.
Considerada a mais expressiva do país, esta fortaleza inscreve-se no Parque Nacional de Santa Teresa, criado para protegê-la. Integrava a antiga linha raiana denominada como Linha de Castillos Grande (Tratado de Madrid, 1750) e tinha a função de guarnecer o desfiladeiro de Angostura vizinho ao monte de Castillos Grande, cerca de vinte quilômetros ao sul da Lagoa Mirim.
O Forte Santa Tereza fica a 35Km do CHUÍ/RS pela Ruta 9 que leva a Punta Del Este.

Ocupações:

1762 - 1763: (6 meses) Portugal
1763 - 1811: (48 anos) Espanha.
1811 - 1812: (16 meses) Exércitos patriotas
1812 - 1814: (2 anos) Portugal
1814 - 1816: (18 meses) Exércitos patriotas
1816 - 1822: (6 anos) Portugal
1822 - 1825: (3 anos) Brasil
1826 - 1827: (3 meses) Exércitos patriotas
1827 - 1828: (3 meses) Brasil
Desde 1828: República Oriental del Uruguay

O Fuerte de San Miguel localiza-se a cerca de 6 quilômetros a sul da Lagoa Mirim, próxima a Chuy no Departamento de Rocha, no Uruguai.
Este forte foi erguido com a função de vigiar a antiga linha raiana denominada como Linha de Castillos Grande (Tratado de Madrid, 1750.)

Antecedentes
A estrutura remonta a uma simples fortificação de campanha, erguida em 1734 por forças espanholas sob o comando do Alferes Esteban del Castillo, com a função de dissuadir a presença portuguesa na região. Esta primitiva estrutura empregava tepes - pedaços de terra cobertos de grama ou ervas, endurecidos pela grande quantidade de enraizamentos. Com o estabelecimento do cerco espanhol à Colônia do Sacramento (1737), esta fortificação de campanha foi abandonada.
O Forte de San Miguel é pequeno e muito bonito. Erguido em 1734 pelos espanhóis para rechaçar as forças portuguesas foi reconstruído pelos portugueses com a finalidade inversa. Tem a planta retangular, com muralhas de pedra, baluartes arrematados por guaritas onde se abrem 18 canhões. O acesso era feito por ponte levadiça sobre fosso inundado.


Cabana na Barra do Chui, com preço bem atrativo

























































































































4 comentários:

  1. meu tipo preferido de turismo, natural-arqueológico; muito bom mesmo; vc está numa região próxima de muitos lugares lindos... parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mano véio.
      Sim,estou perto de varios lugares lindos.
      Em janeiro estou baixando para o Ushuaia, acompanha a viagem no blog.
      Um baita abraço!!!
      Face me add se vc tiver: https://www.facebook.com/insetonaviseira.blogspot.com.br

      Excluir
  2. bonita ruta, bien documentada y con fotos espectaculares, un abrazo Tierre, espero rodar algún día vosotros por aquellas tierras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Carlos, com certeza quando você vier ao Brasil vamos fazer um passeio juntos.
      Um grande abraço e muitas viagens!!!

      Excluir